quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Selo Europeu de Qualidade do projeto eTwinning "X.A."




Atividade:

Selo Europeu de Qualidade do projeto eTwinning "X.A."

Barreiro – Monforte de Lemos ( Espanha )







Objetivos:

  • - Promover a aprendizagem através de um contexto motivador e divertido.
  • - Aplicar a aprendizagem através do jogo em que a substituição de números por letras (símbolos) surge naturalmente, e em diferentes contextos.
  • - Promover relações, convertendo a linguagem quotidiana em instruções concretas (de programação) necessárias para a passagem de problema de linguagem simples para a linguagem algébrica.
  •  - Promover o trabalho em equipa, colaboração e habilidades, tais como: liderança, resolução de conflitos, planeamento, reflexão, eficácia, avaliação, responsabilidade individual e coletiva.
  •  - Promover a aprendizagem social e emocional, compromisso e caráter
  •  - Compartilhar novos cenários de aprendizagem com professores e alunos de outros países.
  •  - Aprender a relacionar-se com pessoas em outro ambiente social e culturais, partilha de tarefas interesses, através do jogo.
  •  - Aprenda novas ferramentas para trabalho colaborativo (vídeo, imagem e troca de dados ...) Learning software de programação jogo: Scratch e Alice.
  • - Disseminar novas metodologias.

Resultados:


Os objetivos alcançados passaram pela criação de um ambiente de aprendizado colaborativo, criativo e motivador, com foco no aluno, no grupo e no seu trabalho.Desenvolveram-se jogos que serviram para outros estudantes aprenderem álgebra de uma forma divertida, o que aumentou o valor dos resultados do projeto. Construíram-se conhecimentos através da aprendizagem significativa.


Atingiu-se o pretendido na alteração do papel habitual do aluno como recetor de conteúdos  num ambiente fechado e transformá-lo em construtor e transmissor, aberto aoutros povos e culturas ambiente.

Saliento também a importância da disseminação dentro do agrupamento fator essencial para as alterações de metodologias indo de encontro ao que se pretendo de uma nova abordagem ensino/aprendizagem traduzindo-se no desenvolvimento das competências para o século XXI. 


Os resultados do projeto podem ser consultados em:

http://new-twinspace.etwinning.net/web/p104525/welcome

Exemplos de alguns trabalhos dos alunos

Sem comentários:

Enviar um comentário