Workshop - Demonstração de impressão em 3 D
Projeto etwinning – Compartilha em
Geometria 3D
Barreiro – Monforte de Lemis ( Espanha )
Objetivos :
Foi aprender geometria de uma forma divertida e motivar contexto
com recursos inovadores de TIC. Trabalhando em equipas de cada país os alunos
que estudam figuras geométricas tridimensionais criam novas figuras das formas
básicas.
As nossas figuras podem ser objetos que estão na cidade onde moram
(monumentos, edifícios...) ou objetos que têm alguma utilidade.
Para este
software de design foram usados dois programas em duas e três dimensões
(geogebra e Sketchup), também foram criadas apresentações para trabalhar as
isometrías encontradas em duas dimensões. Além das figuras foram criadas
histórias e jogos com scratch. Durante todo o processo os alunos ao refletiram no
sentido de melhorar significativamente os seus trabalhos.
As melhores figuras são impressas com uma impressora 3D. O projeto inclui
uma visita de estudo final com os alunos para troca de experiências e
encontrarem-se pessoalmente e compartilhar jogos e desenhos em 3D.
Com esta
apresentação pretendi que os professores do agrupamento refletissem acerca das
suas atividades com os alunos. Sendo no final do ano o tempo ideal para
refletir acerca do que foi feito mas também iniciar a preparação do próximo ano
letivo esta temática foi sem dúvida importante e a vontade dos docentes
iniciarem novas abordagens também.
Resultados:
Os resultados e impacto no nosso agrupamento foram:
A impressora 3D é um recurso que proporciona uma mudança radical no futuro
da criação de objetos. A possibilidade de criar figuras e compartilhá-las com
estudantes de outros países aumentou o nível de expectativa, motivação e
interesse de toda a comunidade educativa.
O maior impacto para os estudantes foi a viagem a Ovar, um tempo para
estreitar laços mas também a espectativa de conhecer os seus colegas e agora
amigos onde a linguagem etwinning, impressão em 3D eram comuns, e as
dificuldades que tinham tido ao longo de todo o projeto também tinham sido as
mesmas.
O resultado mais marcante foi a mudança que ocorreu nos alunos e
professores em como colaborar e trabalhar em conjunto vendo a matemática de uma
perspetiva nova. Ver e tocar o resultado dos trabalhos após impresso é
inigualável tendo em conta qualquer outro projeto que já realizei.
O reconhecimento de toda a comunidade foi outro ponto alto, tendo sido
realizado um workshop para todos os alunos do agrupamento (800) e uma notícia
no Jornal que muito nos orgulhamos.
Por último, um projeto desta envergadura só obteve o sucesso porque todos
os parceiros trabalharam colaborativamente com objetivo de proporcionar aos
nossos alunos uma aprendizagem inovadora.
Sem comentários:
Enviar um comentário