quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto etwinning – Compartilha em Geometria 3D

Workshop - Demonstração de impressão em 3 D





Projeto etwinning – Compartilha em Geometria 3D

Barreiro – Monforte de Lemis ( Espanha )

Objetivos :

Foi aprender geometria de uma forma divertida e motivar contexto com recursos inovadores de TIC. Trabalhando em equipas de cada país os alunos que estudam figuras geométricas tridimensionais criam novas figuras das formas básicas.

As nossas figuras podem ser objetos que estão na cidade onde moram (monumentos, edifícios...) ou objetos que têm alguma utilidade. 

Para este software de design foram usados dois programas em duas e três dimensões (geogebra e Sketchup), também foram criadas apresentações para trabalhar as isometrías encontradas em duas dimensões. Além das figuras foram criadas histórias e jogos com scratch. Durante todo o processo os alunos ao refletiram no sentido de melhorar significativamente os seus trabalhos.

As melhores figuras são impressas com uma impressora 3D. O projeto inclui uma visita de estudo final com os alunos para troca de experiências e encontrarem-se pessoalmente e compartilhar jogos e desenhos em 3D. 

Com esta apresentação pretendi que os professores do agrupamento refletissem acerca das suas atividades com os alunos. Sendo no final do ano o tempo ideal para refletir acerca do que foi feito mas também iniciar a preparação do próximo ano letivo esta temática foi sem dúvida importante e a vontade dos docentes iniciarem novas abordagens também.

Resultados:

Os resultados e impacto no nosso agrupamento foram:

A impressora 3D é um recurso que proporciona uma mudança radical no futuro da criação de objetos. A possibilidade de criar figuras e compartilhá-las com estudantes de outros países aumentou o nível de expectativa, motivação e interesse de toda a comunidade educativa.

O maior impacto para os estudantes foi a viagem a Ovar, um tempo para estreitar laços mas também a espectativa de conhecer os seus colegas e agora amigos onde a linguagem etwinning, impressão em 3D eram comuns, e as dificuldades que tinham tido ao longo de todo o projeto também tinham sido as mesmas.

O resultado mais marcante foi a mudança que ocorreu nos alunos e professores em como colaborar e trabalhar em conjunto vendo a matemática de uma perspetiva nova. Ver e tocar o resultado dos trabalhos após impresso é inigualável tendo em conta qualquer outro projeto que já realizei.

O reconhecimento de toda a comunidade foi outro ponto alto, tendo sido realizado um workshop para todos os alunos do agrupamento (800) e uma notícia no Jornal que muito nos orgulhamos.

Por último, um projeto desta envergadura só obteve o sucesso porque todos os parceiros trabalharam colaborativamente com objetivo de proporcionar aos nossos alunos uma aprendizagem inovadora.

Os resultados do projeto podem ser consultados em:http://twinspace.etwinning.net/3143/homehttp://talencrea-etwinning.blogspot.com.es/http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=8000412&mostra=2

Sem comentários:

Enviar um comentário